Casa Mateira
Somos uma associação cultural sem fins lucrativos, focada em aprendizagem, vivências e imersões, tendo o desenvolvimento cultural, a coletividade e o meio-ambiente como principais pilares. Nosso objetivo é oferecer um espaço integrado à natureza para a realização de ações nos campos artístico, educativo e social.
Operamos de duas formas: a primeira sendo através de editais, leis de incentivo e doações, o que nos permite oferecer atividades acessíveis ou gratuitas. A segunda forma é através de projetos particulares alinhados com nossos princípios, que podem ser realizados aqui mediante contratação de nossos serviços.
NOSSOS PRINCÍPIOS
Desenvolvimento Cultural e Social
Somos comprometidas com o nosso entorno e acreditamos no poder transformador da cultura. Deste modo, buscamos aproximar as ações da Casa Mateira, do município onde se encontra e de seus arredores, buscando parcerias e trabalhos de inclusão e fomento cultural na região.
Preservação do
Meio Ambiente
Embu-Guaçu é uma área de mananciais, próximo à Serra do Mar, no coração da Mata Atlântica. Amantes da natureza, nos vemos no dever de desenvolver projetos que visam o desenvolvimento sustentável e a consciência ambiental.
Colaboração e Coletividade
Acreditamos na força da união de projetos coletivos, em parcerias, ou em grupos e apostamos na potência dos encontros. O espaço foi criado com o intuito de otimizar essa potência da colaboração.
Aproximação dos Sentidos e Sensações
O contato com a natureza e o deslocamento da rotina nos aproximam de sensações e vivências que passam desapercebidas no nosso cotidiano em grandes cidades. O espaço foi pensado de forma a auxiliar nesse processo, liberando o estresse e tensões da vida urbana.
O QUE PENSAMOS
Educação
Tudo o que temos até hoje: conforto, tecnologia, descobertas, invenções, tudo o que foi feito pelo ser humano partiu de um saber. Esse saber se ampliou quando chegou em outro humano, que se transformou mais uma vez quando tocou em mais um outro. Estamos em constante transformação e isso se deve ao saber. Cada vez que aprendemos algo, uma nova oportunidade se apresenta para nós e assim, somos capazes de criar maravilhas. Ao compartilhar um conhecimento, mundos se abrem e se transformam. Somente com essas transmissões de conhecimento, podemos criar um movimento criativo e forte para o desenvolvimento humano. Portanto, a educação é um dos principais pilares da Casa Mateira, tudo o que visamos construir aqui, toca de alguma forma o processo de aprendizagem.
Coletividade
A Casa Mateira, por ser um espaço cultural imerso na natureza, a coletividade se manifesta como um elo fundamental entre os participantes. Nesse ambiente único, cada indivíduo é convidado a contribuir com suas experiências e perspectivas, através de confiança e zelo, enriquecendo as interações e os aprendizados compartilhados. A natureza, por si só, funciona como um catalisador, inspirando a colaboração e a conexão com o entorno. Aqui a coletividade se reflete em atividades colaborativas, onde as pessoas se unem para criar e aprender, assim fortalecendo laços e construindo uma comunidade mais consciente.
Sustentabilidade
A sustentabilidade é parte integrante de nossa identidade e orienta nossas ações. Para nós, sustentabilidade não é um termo que se limita apenas à forma como interagimos com o meio-ambiente, mas sim a forma como atuamos em todas as áreas das nossas vidas. Não é apenas ecologia, mas é uma rede de distribuição que sustenta as relações, o aprendizado e o desenvolvimento. O sustentável é consciente, é coletivo e principalmente a forma como pensamos o todo.
Vivência
A teoria é linda, mas a coisa acontece mesmo é na prática. Só vivendo para sentir e saber, venha!